Novacap instala rede de drenagem com tubos PEAD Tigre-ADS em Brasília

Compartilhar

A escolha dos tubos DrenPro® levou em consideração a eficiência do produto e qualidade do material.

  • Travessia da rede na avenida Leste
  • grelha e boca de lobo
  • Reaterro

Os tubos corrugados DrenPro® Tigre-ADS foram utilizados na implantação de uma nova rede de drenagem pluvial, na cidade de Brasília. A solução busca resolver os constantes problemas com alagamentos ocorridos em dias de chuva, em uma área de estacionamento público, localizado na quadra 518, no setor Samambaia.

A obra, realizada entre os meses de setembro e outubro, pela Novacap – Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil –compreendeu a instalação de tubos de 600 e 750mm e bocas de lobo para a captação e transporte da água da chuva até uma galeria (receptor) com dimensão capaz de suportar a vazão.

O projeto da rede de drenagem atravessa a Avenida Leste, uma via de alto tráfego, e se estende até o estacionamento e uma rua de acesso secundário. Para o projeto foram utilizados 90 metros de tubos 750mm e 80 metros de tubos 600mm. Além disso, foram construídas caixas, bocas de lobo e grelhas para a captação da água da chuva.

Devido a facilidade de instalação e manuseio dos tubos de PEAD, a travessia pela Avenida Leste foi executada em menos de um dia, proporcionando assim menor desgaste aos motoristas e ao comércio local.

Segundo o engenheiro de aplicação da Tigre-ADS, Daniel Meneses Vinhal, os tubos fornecidos à Novacap atendem todas as especificações técnicas e garantias quanto à resistência estrutural, tempo de vida superior a 75 anos e maior eficiência hidráulica quando comparado com as soluções tradicionais como o concreto.