Notícias

Compartilhe

28/03/2017

Tigre-ADS é destaque na Revista Brasil Mineral

Tigre-ADS é destaque na Revista Brasil Mineral

Principal revista do setor de mineração do Brasil aborda a tecnologia e os investimento da Tigre-ADS para atender o mercado.

A tecnologia Tigre-ADS foi destaque na edição de janeiro/fevereiro da Revista Brasil Mineral, uma publicação líder e conceituada do setor de mineração. Em entrevista exclusiva, o gerente geral da Tigre-ADS no Brasil, José Cattani Xavier, revelou o potencial de crescimento dos tubos corrugados de PEAD no setor de mineração e os investimentos da empresa em pesquisa e tecnologia. 

Acompanhe os principais trechos da reportagem: 

Tigre-ADS quer crescer em mineração

A tecnologia de tubos corrugados em Polietileno de Alta Densidade (PEAD), fabricados pela Tigre-ADS, começa a ganhar força no segmento de mineração no Brasil e amplia a participação no mercado de saneamento e infraestrutura. A solução de alta resistência estrutural permite maior fluxo de drenagem e eficiência na condução de águas subterrâneas, garante vedação total, instalação fácil e vem se consolidando como alternativa aos materiais tradicionais, segundo José Cattani Xavier, gerente geral da empresa.


Acreditando no potencial do mercado brasileiro, a Tigre-ADS realizou um grande investimento em moldes, no ano de 2014. “Os trabalhos seguiram não somente a norma, mas o que a ADS considera como princípio básico de performance. Foram realizados diversos estudos e contratada uma empresa americana de projetos, especialista em desenhos finitos, tudo isso para apresentar ao mercado um produto top de linha dentro do segmento de tubos corrugados”, conta Cattani.


Para garantir a resistência mecânica dos tubos corrugados em PEAD, a ADS possui um Centro de Pesquisas e Estudos nos Estados Unidos. Em outro centro, de Reprocessamento de Matéria-Prima, a companhia faz a coleta, reciclagem e a reutilização da matéria-prima reciclada do PEAD para a fabricação de tubos. No Brasil, a empresa utiliza a parte de engenharia, de construção e de filosofia de fábrica da ADS e a marca Tigre para abrir as portas do mercado nos mais diversos segmentos. Como resultado, Cattani lista diversas obras de rodovias, dos campos de futebol construídos para receber os jogos da Copa do Mundo e do Parque Olímpico do Rio de Janeiro.


Os tubos corrugados da Tigre-ADS são utilizados em drenagem de água pluvial e esgotamento sanitário, uma vez que o PEAD é um material inerte a qualquer agente químico. Boa resistência mecânica e química são característica da própria matéria-prima, mesmo usando material reciclado. E a resistência projetada contempla utilização de 75 a 100 anos.  Também são indicados para plantas de tratamento de minério que usam ácidos em seu processo. No Chile, onde a mineração utiliza em larga escala a técnica de lixiviação em pilha, a aplicação do tubo corrugado tem sido bastante empregada.


No Brasil, as encomendas do setor de mineração correspondem em algo entre 5% e 10% do faturamento da empresa. O principal mercado é o de drenagem de água pluvial, seguido por esgotamento sanitário, que também apresenta sinais de crescimento. 

 

Para ler a matéria completa, clique nos links abaixo: