Obras

Compartilhe

Tigre-ADS presente em obra da rede de saneamento de Brasília

Tubos da linha Sanipro® são empregados no projeto de remanejamento e expansão da Caesb tem três regiões de Brasília: Guará II, Sobradinho e Asa Sul

A Tigre-ADS foi escolhida como fornecedora de tubos corrugados de polietileno de alta densidade (PEAD) para o projeto de remanejamento e expansão da rede interceptora de esgoto da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb). As obras estão sendo executadas pela Sanit Engenharia e devem ser finalizadas em janeiro de 2018.

No total, foram fornecidos 4.872 metros de tubos da linha Sanipro®, desenvolvida especialmente para aplicação em esgoto sanitário. O produto se diferencia das demais soluções do mercado por apresentar maior resistência estrutural, facilidade de manuseio e instalação e garantir 100% de estanqueidade do sistema.

“Os tubos Tigre-ADS possuem um sistema de conexão do tipo ponta-bolsa. Este design exclusivo garante a total estanqueidade da rede, além de facilitar a conexão das peças. Assim, conseguimos reduzir em até 50% o tempo da obra e o custo com máquinas e equipamentos”, explica Daniel Meneses Vinhal, engenheiro de aplicação Tigre-ADS.

O projeto de remanejamento e expansão da rede de esgoto da CAESB atende três regiões de Brasília: Guará II, Sobradinho e Asa Sul.

Segundo os engenheiros da Sanit Engenharia, o grande desafio era executar o assentamento da rede de esgoto em uma região com grande número de moradores e muito próximo das calçadas das casas. “A utilização dos tubos da Tigre-ADS nos facilitou, pois são fáceis para manusear e assentar, o que minimizou bastante os problemas”, explicaram os engenheiros Suzaemon Kiyomi e Rodrigo Ruiz.

Além de atender as principais normas internacionais de qualidade, a tubulação SaniPro® também atende a norma brasileira NBR ISO 21138.

Muito utilizado em países da Europa e América do Norte, os tubos corrugados de PEAD de grandes dimensões conquistaram o mercado nacional, sendo utilizados com sucesso em diversas obras pelo Brasil como na reconstrução da rede de esgoto da Avenida Leste-Oeste, em Fortaleza (CE).

Saiba mais em no site oficial da Tigre-ADS do Brasil.