Notícias

Compartilhe

23/10/2017

Tubos corrugados de PEAD mostram alta eficiência na drenagem agrícola

Tubos corrugados de PEAD mostram alta eficiência na drenagem agrícola

A utilização do geotêxtil e da tubulação corrugada de PEAD é uma das soluções mais eficazes e cada vez mais implementadas na agricultura.

A drenagem agrícola é um processo de remoção do excesso de água dos solos de modo que lhes dê condições de aeração, estruturação e resistência. Sempre que a drenagem natural do terrenos não for satisfatória, pode-se fazer uma drenagem artificial como complementação.

O objetivo é retirar o excesso de água, controlando a elevação do lençol freático, possibilitando a lixiviação dos sais trazidos nas águas de irrigação e evitando a salinização. Os principais benefícios da drenagem são:

- a incorporação de novas áreas agricultáveis
- aumento da produtividade agrícola
- controle da salinidade
- recuperação de solos salinos e/ou alcalinos, e
- saneamento de áreas inundadas.

Qual o melhor método de drenagem?

A escolha do melhor método de drenagem depende do tipo de solo e pluviosidade. Os mais comuns são os drenos abertos e os drenos cobertos.  

Os drenos abertos podem ser rasos ou profundos. Os rasos são valas usadas para remover a água da superfície. Já os profundos são responsáveis por remover o excesso de água do subsolo. Eles precisam ser fundos o suficiente para baixar a água ao nível desejado. Esse tipo de dreno é o mais barato, porém, dificulta o uso de maquinário e requer muita manutenção.

Já os drenos cobertos utilizam canos perfurados enterrados em lençóis freáticos e cobertos com um aterro permeável. Antigamente eram feitos de argila ou concreto, mas os sistemas modernos já utilizam materiais plásticos de alta resistência como o PEAD (Polietileno de Alta Densidade).

A utilização do geotêxtil e da tubulação corrugada de PEAD é uma das soluções mais eficazes e cada vez mais implementadas na agricultura. Esta técnica é utilizada tanto em obras de grande porte como de pequenas dimensões e consiste em utilizar um sistema drenante constituído pela manta geotêxtil, que funciona como elemento filtrante das águas, e o tubo dreno de PEAD, que serve para conduzir a água em excesso para o exterior.

Apesar de mais caros, a drenagem por tubulação não ocupa espaço na superfície e requer menos manutenção. Além disso, o PEAD é um material quimicamente inerte e não contamina o solo nem os lençóis freáticos. Muito utilizado nos Estados Unidos e na Europa, esta solução vem substituindo com grande eficiência materiais tradicionais como o concreto e o PVC.

A Tigre-ADS - a maior fabricante de tubos corrugados de PEAD da América Latina – possuem soluções completas para redes de drenagem pluvial, saneamento, irrigação e detenção e retenção de águas.