Obras

Compartilhe

Tubos Tigre-ADS são implantados em nova área de lazer de Sete Lagoas

Uso de tubulação corrugada de PEAD reduziu tempo da obra em três meses e trouxe economia de 20% ao projeto de drenagem e reabilitação ambiental do antigo grotão Canaan.

  • alameda maria dalva
  • alameda maria dalva
  • alameda maria dalva
  • alameda maria dalva

A Tigre-ADS participou, em 2016, de uma importante obra de infraestrutura na cidade de Sete Lagoas, em Minas Gerais: a revitalização do antigo grotão do bairro Canaan.

O local, antes insalubre e degradado pela ação antrópica e pelo acúmulo de lixo e esgoto, tornou-se um novo espaço de convivência e lazer da cidade.

Batizado de alameda Maria Dalva Dias de Vasconcelos Costa, o parque linear socioambiental ganhou uma pista exclusiva para pedestres e ciclistas, sinalização de trânsito, iluminação pública, paisagismo e equipamentos para ginástica.

As obras, iniciadas em abril de 2015, contemplaram a reabilitação ambiental e sanitária do terreno com a implantação de uma rede coletora de esgoto e de uma extensa rede de drenagem para escoamento das águas das chuvas, ligando a avenida Perimetral à rua Santa Bárbara. O projeto de engenharia é assinado pela Conepp Consultoria Ltda.

Vantagens do uso de tubos corrugados de PEAD

Para implantar a rede de drenagem pluvial, foram utilizados 1.560 metros de tubos corrugados de PEAD da linha DrenPro® Tigre-ADS de 1.500mm e 375mm.

Segundo a equipe técnica responsável pela elaboração do projeto e comandada pela engenheira Fabiola Batista Pires, diretora-técnica da Conepp, o uso dos tubos corrugados de PEAD da Tigre-ADS trouxe inúmeras vantagens técnicas e econômicas ao projeto, comparado com o uso de tubos de concreto ou galeria celular.

“A começar pela rapidez. Com o PEAD conseguimos reduzir o tempo da obra de oito para cinco meses. Do ponto de vista econômico, o tubo PEAD teve um custo 20% mais baixo que o concreto”, pontuou Fabiola.

Outra vantagem, apontada pela engenheira e equipe, é a maior eficiência hidráulica garantida pela tubulação PEAD da Tigre-ADS. “Para conseguir a mesma vazão oferecida pela tubulação de 1.500mm de PEAD, teríamos que utilizar tubos de concreto de 2.000mm. Isso nos levaria a duplicar a movimentação de terra, gerando mais gastos e tempo de obra”.      

Antigo grotão agora é espaço de lazer

A obra de revitalização do grotão do Canaan tem grande relevância social pois, por mais de 20 anos, o local era somente uma vala por onde corriam águas de chuva, causando deslizamentos de terra, proliferação de doenças e esconderijo de marginais.

Para o representante do bairro Canaan Luiz Island, “esta obra vai muito além de um sistema de drenagem e uma área de lazer. Ela atua diretamente na dignificação da nossa comunidade, trazendo melhorias eficazes com as quais poderemos contar o mais breve possível”, disse ele, em entrevista ao Portal de Notícias Sete Lagoas.

Assista ao vídeo de inauguração do novo espaço de lazer de Sete Lagoas.